• english-version
  • portuguese-version

MATÉRIAS-PRIMAS - iiba produtos florestais sustentáveis

O desmatamento e a ameaça de extinção de algumas espécies de árvores é fruto de mais de 500 anos de exploração desenfreada. Começou na época do descobrimento, com o pau-brasil, e desde então, o mercado elege de tempos em tempos uma espécie, que é explorada à exaustão, para depois passar para outra, e outra e mais outra. Foi assim com o jacarandá-da-bahía, o mogno, a imbuia, o marfim e agora com o cedro e a cerejeira, entre outras.

Para evitar a exploração predatória, a Iiba Produtos Florestais Sustentáveis utiliza madeiras provenientes de manejo florestal certificado. Isso significa que, além de utilizar madeiras pouco exploradas, a empresa retira da floresta, por meio de parcerias com comunidades locais, uma pequena quantidade de cada espécie, de forma proporcional à quantidade existente.

“Procuramos utilizar quase todos os tipos de madeiras, justamente na tentativa de criar demanda para as espécies pouco conhecidas, a fim de diminuir a pressão sobre as ditas comerciais e de aumentar a receita do manejo comunitário”, afirma o diretor da empresa, George Dobré.

Além disso, a empresa procura constantemente novas alternativas para aproveitar ao máximo as “sobras” de madeira e recursos naturais ainda não “descobertos” ou pouco explorados pelo mercado, para a criação de novos produtos. Sementes de palmeiras amazônicas, como de açaí, paxiúba, jarina e babaçu também têm sido utilizados, especialmente na fabricação de tabuleiros de jogos.

 

iiba produtos florestais sustentáveis - Fone + 55 68 3229 6434 - Conteúdo by: Voz Ativa / Website by: Plyn!